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Este Modelo de Plano de Negócios está registrado neste website -
www.cienciadaadministracao.com.br desde 04 de abril de 2007.
São de autoria primeira e única de Koiti Egoshi
os seguintes itens:

1) O modelo em si, com o design formatado na seqüência Sumário Executivo, Estratégia Financeira,  Estratégia Mercadológica, Estratégia Tecnológica e Bibliografia.

2) O Sumário Executivo com sub-tópicos "O PORQUÊ DO EMPREENDIMENTO", "O PARA QUE DOo EMPREENDIMENTO" e "SEDE DO EMPREENDIMENTO, ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E ADMINISTRAÇÃO").

3) Estratégia Financeira com Capital Social, BFC - Balanço Final Consolidado e DRE - Demonstração de Resultado do Exercício.

4) Estratégia Política com sub-tópicos Cultura, Ética e Ecologia; e Legalidade.

5) Estratégia Mercadológica com sub-tópico "Perfil do consumidor a ser transformado em cliente". E dentro deste, os tipos de clientes camelo, leão e criança.

6) Estratégia Tecnológica com sub-tópicos: Conhecimentos Técnicos e Administrativos; Técnicas e Métodos de Trabalho; Normas e Procedimentos a serem seguidosMáquinas, Equipamentos, Aparelhos e Dispositivos em geral a serem utilizados; Tecnologias da Informação – Hardware, Software e Infra-estrutura.

Segue Plano de Negócios do Egoshi

 

Logomarca da empresa

Capa

MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS DO EGOSHI

Copyright @ Koiti Egoshi, abril de 2007

(Este modelo está registrado no website www.cienciadaadministracao.com.br)

Foi divulgado pela primeira vez aos alunos de MBA em Comércio Exterior  e alunos de Graduação em Administração Geral  da Uninove – Centro Universitário Nove de Julho, em março de 2007,  conforme listas anexas.

Todos os Direitos Reservados

ABC XTAL PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS LTDA

Portal: www.abcxtal.com.br

 e-mail: abcxtal@abcxtal.com.br  

Telefones: (11) 4381-1000

Avenida dos Negócios Lucrativos, 666

01000-000   São Paulo – SP   

Logomarca da empresa

PLANO DE NEGÓCIOS

DA

ABC XTAL PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS LTDA

Mensagem

Alguma frase curta e significativa, que pode ser inclusive, o slogan da empresa:

Voar sempre para frente e para o alto. E jamais cair.

Agradecimentos

Inicialmente gostaria de agradecer a Ivo Pereira da Silva, que foi meu aluno há mais de 10 anos atrás, e que hoje tenho o orgulho e o privilégio de não só contar como meu parceiro profissional, mas principalmente, com sua sempre sincera amizade. Como amigos, sempre temos compartilhado alegrias e tristezas, nesta nossa difícil vida de cada dia. E como parceiro profissional, sempre tem me propiciado um inestimável apoio técnico como webmaster no desenvolvimento de meus websites, complementando magistralmente minhas funções de webcreator e webdesigner. E mais uma vez, foi magistral, desenvolvendo, registrando meu copyright e disponibilizando este Modelo de Plano de Negócios na Internet.         

Este Modelo de Plano de Negócios é mais um de inúmeros protótipos que criei e venho criando, que são resultados de minhas experiências profissional e acadêmica (docência e pesquisa) – protótipos esses que se transformarão em livros, futuramente. Devo muito a todos os meus alunos de mais de duas décadas de docência universitária, em especial aos meus atuais alunos  da Uninove – Centro Universitário Nove de Julho listados nas próximas duas páginas – que me inspiraram a desenvolver este Modelo de Plano de Negócios, e me concederam a oportunidade de disponibilizar meus conhecimentos e compartilhá-los com eles. Em nome deles, agradeço a todos meus ex-alunos, que de uma forma e outra contribuíram para o desenvolvimento deste Modelo de Plano de Negócios.

Que fique aqui registrado para todo o sempre: muito obrigado, galera!

São Paulo, 4 de abril de 2007

Koiti Egoshi

LISTA DE ALUNOS DO MBA EM COMÉRCIO EXTERIOR

DA

UNINOVE – CENTRO UNIVERSITÁRIO NOVE DE JULHO

Cláudia Castaldelli

Diogo Couto Lins

Kleber de Souza Moreira

Luzenilton Creton Souza

Maximiliano Lopes Simão

Mayne Ursich Henrique

Rafael Luiz Persano

Regina Guerra dos Santos

Roberta Bianchi Ferreira

Rodrigo de Abreu Leite Gonçalves

Ronaldo Benedito Brito

Willian Ferreira dos Santos

LISTA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO GERAL

DA UNINOVE – CENTRO UNIVERSITÁRIO NOVE DE JULHO

Alberto Karaguilla Junior

Alessandro Germano

Allan Nassif

Ana Carolina Gorgonio da Silva

Ana Claudia de Almeida

Ana Paula S. Coutinho

Andréia Barbosa Lemes

Andréia Lazaro

Angélica Maria Alves

Camila Campos Watanabe

Cândida Regis Vieira

Carlos Augusto Monteiro Galeno

Carolina Romano

Claiton Gomes de Souza

Daniel Luiz Alves Vieira

Diego Soares

Diogo Scatolin do Rio

Eduardo Luis Rodrigues

Elisiane Bacaro Silva

Erika Moreira Ribeiro

Evelyn Fernanda Maranhao

Fábio Flores

Fábio Oliveira Da Silva

Fabrício Leandro Affonso

Fernanda Rodrigues Alves

Flávia Fernanda Francisco

Gabriel Dias de Oliveira

Gláucia Christina Sanches

Hugo Augusto da Silva

Iolanda Gonçalves dos Santos Leite

Janaina dos Santos Ferreira

Jefferson Rodrigues

José Carlos Ferro

Jucilene Custodio de Lima

Júlia Maciel de Sousa

Juliana Ferreira Banow

Kleber Ferraz dos Santos

Lauriane Ribeiro Pagan

Luciano Jose Felipe da Silva

Marcelo Luiz da Silva

Márcia Araújo

Márcio Tomaz de Lima

Marcos Maciel dos Santos

Maria Libania Santana Ferreira dos Reis

Mariane Bortoleto

Monique Papachristodoulou

Natália Cristina Neto Costa

Nayra Cristine de Mello Rocha

Paulo Sérgio Miranda Marsili

Rafael Rodrigo Furlan

Regina Paes do Amaral

Renata Helena de Souza Pinhal

Renato de Faria Moreno

Ricardo Rodrigues dos Santos

Robson da Silva Souza

Rodrigo Kanaiana Silva

Rosana Aparecida Vital

Rosangela Andrade de Lima Ramos

Scheila Giorgetti Rocha

Sérgio de Jesus Catarino

Sérgio Rodrigues Gonelli

Tássia Celani Infante

Valéria da Silva Cezario

Valéria do Amaral Carmo

Vanessa Pereira Lima

ÍNDICE

Sumário Executivo                                                                                                            8

Estratégia Financeira                                                                                                       11

Estratégia Política                                                                                                            12

Estratégia Mercadológica                                                                                                13

Estratégia Tecnológica                                                                                                    16         

Bibliografia                                                                                                                     17

1

SUMÁRIO EXECUTIVO

Sumário Executivo é uma síntese geral do Plano de Negócios, que deve ser dirigido principalmente aos stakeholders diretamente envolvidos ou que ainda serão envolvidos.

Aqui deve ser explicitado o porquê e o para que do empreendimento. Bem como informar a sede do empreendimento, a estrutura organizacional e a administração do empreendimento.

1.1. O  PORQUÊ DO EMPREENDIMENTO

Por vezes é difícil responder por que alguém empreende. Porque empreender pode significar, não só investir dinheiro e incorrer em financiamentos para um negócio que podem implicar em não obtenção de retornos esperados, como também exige muito trabalho e renúncia ao lazer e conforto que um alguém pode estar habituado. Como se diz popularmente, Freud explica. Freud explicaria que se alguém empreende, é porque ele se satisfaz com isso e encontra prazer em se aventurar, sempre sofrendo e correndo riscos como retratam todos os filmes de aventuras – daí, empreender é uma espécie de paranóia, como diz Zaleznik (LODI, 1988, p.115). E uma característica marcante do empreendedor é a de ser sempre insatisfeito. De fato, o mesmo Zaleznik diz que “o estilo de liderança do empresário projeta o seu persistente sentimento de insatisfação. Mesmo o sucesso não produz satisfação” (LODI, 1988, p.111).   

Já a partir da análise da Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas de Maslow podemos dizer que alguém empreende por uma ou outra necessidade, senão por uma das ou por uma combinação de necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de auto-estima e auto-realização. Então, alguém empreende por algo mais objetivo como ganhar dinheiro e ficar rico, bem como para se aventurar por aí, e satisfazer suas necessidades mais íntimas e latentes. 

De qualquer forma, o empreender vem mais do fundo do coração do empreendedor que deseja realizar a qualquer custo seus sonhos, até mesmo aqueles irrealizáveis. Daí a necessidade de “aterrissar” de forma mais segura, racional e objetiva, mediante desenvolvimento de um moderno Plano de Negócios como este. 

Portanto, neste Plano de Negócios você (s) irá (ão) explicitar todas essas particularidades que compreendem do mais subjetivo sentimental (satisfazer suas aspirações e seus anseios) ao objetivo mais racional (ganhar dinheiro).

O mais subjetivo sentimental (satisfazer suas aspirações e seus anseios) definirá o jeito de ser da empresa, assim:

1.1.1. Missão – Declaração da razão de ser da empresa ou seja, a identidade e o motivo da existência da empresa, expondo claramente suas intenções e aspirações perante a sociedade como um todo. Nesse sentido,  expressa:

a) SubjetivamentePrincipais Valores Humanos que a empresa promove.

b) ObjetivamentePortfólio de Negócios que a empresa pode oferecer ao mundo, bem como o alcance de suas operações junto à sociedade em geral, e aos seus stakeholders em particular.

Essa declaração melhor poderá ser formulada a partir da SWOT Analysis (ou Análise SWOT), conforme sugerem Wright e outros (2000, p. 93). Também outras técnicas podem ser aplicadas, tal como BCG Matrix (ou Matriz BCG).

Para efeito de Marketing, uma empresa poderá criar e divulgar um slogan – frase significativa e chamativa denotando valores da empresa –  de acordo com a sua Missão. Por exemplo: “A Uninove é Dez”.

1.1.2. Visão –  Declaração de como a empresa pretende atuar no futuro junto à sociedade, para o sucesso de todos e principalmente, para a consecução de seus objetivos e fazendo jus à sua missão.

Como bem caracterizam Serra e outros (2002, p. 42), “a visão ajuda a empresa a unir-se em torno de valores comuns que possibilitam direcioná-la para o aproveitamento de uma oportunidade, com vantagem competitiva”.

1.2. O PARA QUE DO EMPREENDIMENTO

Esta parte explicita o objetivo mais racional que é ganhar dinheiro ou lucro. É necessário definir o quantum financeiro de lucros crescentes, desde o início do empreendimento até a sua solidificação.

Mas para ganhar dinheiro é necessário, primeiramente, investir dinheiro. Há duas fontes de recursos de dinheiro para implementar um empreendimento: constituindo Capital Próprio (investimento dos acionistas em Capital Social) e incorrendo em Capital de Terceiros (financiamentos de fornecedores e bancos).     

Para a obtenção de lucro é necessário vender. Então, é necessário definir em que ramo de atividades irá implementar vendas. E como será o fluxo operacional de compra e venda de negócios – isto é, o modelo de negócios que envolvem stakeholders e com que todos se beneficiam. Por exemplo, o Modelo de Negócios de Cartão de Crédito envolve quatro pólos de stakeholders:

1)      A empresa que controla e administra o modelo – e ganha pelos serviços prestados aos demais três pólos de stakeholders.

2)      Bancos que financiam os saldos automaticamente – e lucram com os saldos financiados.

3)      Lojistas que vendem produtos – e ganham no giro do dinheiro e na segurança das transações.

4)      Portadores de cartão, que compram à vista e / ou financiam saldos – e se beneficiam na postergação do pagamento.

1.3. SEDE DO EMPREENDIMENTO, ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E ADMINISTRAÇÃO

Citar e justificar a localização da sede do empreendimento.

Em seguida, apresentar sua estrutura organizacional em um organograma funcional – explicar como o empreendimento será doravante administrado por essa estrutura organizacional.

2

ESTRATÉGIA FINANCEIRA

Nesta parte deverá ser minuciosamente detalhada uma planilha financeira correspondente à síntese descrita no Sumário Executivo, demonstrando:

1º. Investimento inicial de Capital Social dos acionistas, bem como de financiamentos de fornecedores e bancos.

2º. Receitas a serem auferidas e Despesas a serem incorridas, e os Lucros daí decorrentes – em palavras mais técnicas, constituindo uma DRE – Demonstração de Resultado do Exercício.

3º. Balanço Final Consolidado dos primeiros anos demonstrando claramente o Passivo, como fonte de recursos financeiros, constituindo e construindo o Ativo.

3

ESTRATÉGIA POLÍTICA

1. CULTURA, ÉTICA E ECOLOGIA

Esboçar nesta parte os diferentes princípios e procedimentos empresariais que nortearão o empreendimento em face de diferentes costumes e tradições de diferentes povos que formam cultura, ética e ecologia próprias.

É fundamental explicitar compromisso do empreendimento com a Responsabilidade Social e Ética junto aos seus stakeholders e também em relação à sociedade como um todo – se possível, a apresentação de um Balanço Social poderá impressionar.

Igualmente importante é se compromissar e se direcionar frente à Ecologia e o Desenvolvimento Sustentável, destacando inclusive, as grandes preocupações da humanidade no futuro tais como superpopulação, superaquecimento global, escassez de recursos naturais e desemprego estrutural.  

2. LEGALIDADE

É vital estar em conformidade à legislação vigente em cada país ou bloco. Isso significa que, é necessário, a partir dos princípios e procedimentos gerais do empreendimento, criar princípios e procedimentos de acordo com a legalidade de cada país ou bloco (em casos de empreendimentos que envolvem comércio exterior). 

4

ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA

Aqui deverá ser explicitado o Marketing Mix: Produto, Preço, Promoção e Praça. Todo esse Composto de Marketing deverá  ser devidamente ajustado às necessidades do consumidor, para que este se transforme num cliente. 

4.1. PERFIL DO CONSUMIDOR A SER TRANSFOMADO EM CLIENTE

Daí, antes do Marketing Mix, a importância de caracterizar o perfil do consumidor a ser transformado em cliente. A chave do sucesso está na capacidade de um empreendimento compreender o consumidor e satisfazer seus anseios e aspirações.

Definir o perfil do consumidor a ser transformado em cliente significa escolher entre camelo, leão e criança – pegando emprestado essas famosas metáforas do grande filósofo Nietzsche.

Empresas em geral, buscam o camelo – aquele que vai pela maioria (o chamado “Maria vai com as outras”) – porque quanto mais vender, melhor. Exemplo da indústria automobilística: o carro popular.

Mas há empresas que se valem do leão – aquele que gosta de ser diferente. Aqui podemos encontrar empresas que só vivem de leão, como também aquelas que não só produzem e vendem para camelo, como também para nichos de leões. Exemplo da mesma indústria automobilística: o carro de luxo.   

Empresas da Era Internet têm muito a ganhar, buscando tanto o camelo quanto o leão – aquela criança que “aceita ambos e vai além de ambos” (OSHO, 1999, p. 134) . É um tipo raro de cliente, porque é sábio.

4.2. MARKETING MIX

Agora, sim, poderemos ir para cada um dos componentes do Marketing Mix.

4.2.1. PRODUTO

Aqui, todas as características do produto devem ser definidas, previamente – de acordo com o perfil do consumidor a ser transformado em cliente.

4.2.2. PREÇO

Se preço mais alto, mais baixo ou médio a ser adotado depende de toda uma análise de precificação eficiente que envolve não só a aceitação  do mercado comprador, como também de custos internos do empreendimento e dos ganhos dos distribuidores.

A estratégia de preço deverá equacionar o seguinte dilema:

Se preço mais alto, tende a vender menos, a não ser que seja de melhor qualidade; se preço mais baixo, tende a sofrer acusação de dumping (concorrência desleal); e se preço médio, tende a ser competitiva. Na maioria dos casos, esta última é a melhor estratégia.

4.2.3. PROMOÇÃO

A Estratégia de Promoção pode se desdobrar em várias outras, tais como:

4.2.3.1. Propaganda

Diz o velho ditado que a propaganda é a alma do negócio. A verdade é que o objetivo da propaganda é o de estimular as vendas. Então é necessário estabelecer uma estratégia de propaganda.

4.2.3.2. Publicidade

Há muitas controvérsias entre autores no que tange a diferença de significado entre publicidade e propaganda.

Publicidade significa tornar algo público e de conhecimento geral. Já propaganda tem o significado de incutir e fixar uma idéia na mente e no coração das pessoas. Daí, concluímos que etimologicamente, propaganda está contida na publicidade.

Mas, na prática do cotidiano dos negócios, propaganda é uma coisa, publicidade outra – porém respeitando-se o significado etimológico de cada uma delas.

Propaganda geralmente é um anúncio pago através de mídias, que tenta convencer o consumidor a comprar um produto e / ou fixar a marca de uma empresa no mercado.

Enquanto isso, publicidade é uma pequena mensagem ou até um texto longo que é propagado através de mídias, muitas vezes para comunicar e noticiar informações de interesse geral, que podem conter nomes de empresas e marcas.  E podem ser pagas e gratuitas. Por exemplo: um encarte institucional em uma revista popular, apresentando a história da exploração e da utilização do petróleo – e assim, constam nas páginas internas referências a Petrobras e outras empresas que industrializam e comercializam derivados do petróleo.

4.2.3.3. Merchandising

Merchandising é a exposição de um produto no ponto de venda (ou praça) e também em filmes, novelas e programas televisivos, para estimular sua compra. 

4.2.3.4. Marketing Direto

Marketing Direto “é o conjunto de atividades de comunicação impessoal e direta, sem intermediários, entre a empresa e o cliente, por correio, fax, telefone, Internet e outros meios diretos de comunicação, visando obter uma resposta do cliente,e por fim, a venda do produto”. (DIAS, 2003, p. 300).

Por essa definição, também fazem parte do Marketing Direto o e-Mail Marketing e outras mensagens veiculadas em websites.

4.2.3.6. Vendas  

“A promoção de vendas é a oferta de incentivos imediatos, de curto prazo, como brindes e descontos, por um patrocinador identificado, com ou sem o apoio da propaganda, para estimular a experimentação, aquisição ou repetição de compra do produto.”. (DIAS, 2003, p. 298).

4.2.4. PRAÇA

4.2.4.1. Modelo de Distribuição

É o caminho que será seguido pelo produto, desde sua fabricação até chegar ao consumidor final.  Pode ser: fabricante-consumidor, fabricante-varejista-consumidor, fabricante-atacadista-varejista-consumidor, fabricante-agente-varejista-consumidor e fabricante-agente- atacadista-varejista-consumidor. (LAS CASAS, 1987, p. 222).   

4.2.4.2. Logística

Como transportar, manter e disponibilizar produtos de forma efetiva, com o mínimo de prejuízos, até a sua venda, é o grande objetivo da Logística. Para tanto, envolve administração de armazéns, estoques e transportes.

ESTRATÉGIA TECNOLÓGICA

Definir e classificar tecnologias a serem administradas, em:

5.1. Conhecimentos Técnicos e Administrativos necessários para o dia a dia de trabalho.

5.2. Técnicas e Métodos de Trabalho.

5.3. Normas e Procedimentos a serem seguidos.

5.4. Máquinas, Equipamentos, Aparelhos e Dispositivos em geral a serem utilizados.

5.5. Tecnologias da Informação – Hardware, Software e Infra-estrutura.

Tecnologias exigem despesas de manutenção e investimentos em renovação e inovação definir como tudo isso será administrado. Sugestão: terceirização.

 

Bibliografia

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