(clique para ver em tela cheia)

ESAN

ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS

A Primeira Escola de Administração do Brasil e da América Latina

 

Prof. Dr. Koiti Egoshi

 

 

 

Este artigo é para  você, meu aluno de Administração, que como muitos, pensa que o pioneirismo em Escola de Negócios foi da USP ou da FGV. Nada contra USP e FGV porque afinal, formei-me em ambas, com muito orgulho – e as duas são as duas mais famosas instituições de ensino do Brasil. Mas, muita gente está mal-informada porque infelizmente, pode até ter lido livros considerados fidedignos – que escreveram inverdades, informando outros nomes como escola pioneira em negócios. Pois que a verdade seja dita, senão que a justiça seja feita: a primeira Escola de Administração do Brasil e da América Latina, foi a ESAN.   

 

A ESAN foi fundada pelo padre jesuíta Roberto Sabóia de Medeiros em 1941 – em plena ditadura de Getúlio Vargas (1930-1945), seguindo os ideais educacionais da Companhia de Jesus. E durante 5 anos, a ESAN foi uma estrela solitária, até ser criada em 1946, a FEA / USP – Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo.

 

Somente em 1952 seria formada a EBAPE / FGV – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas, no Estado do Rio de Janeiro. Dois anos depois, foi a vez da EAESP / FGV – Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas, em São Paulo.

 

Em plena Segunda Guerra Mundial, padre Sabóia foi aos Estados Unidos buscar um modelo de Escola de Administração e acertou em cheio: a Graduate School of Business Administration da Universidade de Harvard, que foi fundada em 1908 – e hoje é a maior referência mundial em Ciência da Administração.

 

Inicialmente, o curso era de 2 anos, com mais 1 ano de especialização, aberto a alunos possuidores ou não do certificado de conclusão do curso secundário. Seu reconhecimento foi requerido em 1959 e conseguido em 1961, por decreto assinado por Juscelino Kubitschek de Oliveira que também validou diplomas dos primeiros alunos formados.

 

A ESAN sempre atuou em parcerias com o empresariado de São Paulo nos seus áureos tempos: SIAN Torquato di Tella, Companhia Antarctica Paulista, Calçados Scatamacchia, Isnard, A Exposição-Clipper, Nadir Figueiredo e outras.

 

Até hoje, a ESAN pertence à Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros – FEI, que foi fundada pelo próprio Sabóia de Medeiros, em 1945. A ESAN ainda hoje, localiza-se no Centro de São Paulo, à rua Tamandaré, 688. Demais informações acesse o website do Centro Universitário da FEI – http://www.fei.edu.br/default.htm.