SOBRE CURRICULUM VITAE

Copyright @ Koiti Egoshi, 8 de junho de 2007

 

 

 

 

 

1. O QUE É E PARA QUE SERVE O CURRICULUM VITAE

 

CurriculumVitae é a chamada folha corrida de um indivíduo, constando suas informações pessoais e profissionais – de fato, significa em latim, curso da vida. Tem basicamente a finalidade de servir de instrumento em busca de uma colocação profissional no mercado de trabalho. Também pode servir para outras finalidades como fazer parte do prontuário de funcionários de uma empresa, servir de resumo de informações pessoais e comerciais, e até para que a própria pessoa tenha idéia de suas realizações ao longo de sua vida.   

 

 

 

2. INFORMAÇOES PESSOAIS

 

São informações pessoais: nome completo, idade, data de nascimento, local de nascimento, estado civil, endereço residencial, e-mail e website (se tiver).

 

É imprescindível informar o nome completo, com idade e / ou data de nascimento.

 

Local de nascimento basicamente é cidade e estado – se estiver em outro país, mencionar Brasil.

 

No estado civil, convém acrescentar o número de filhos que tiver. 

 

Quase sempre é melhor indicar o endereço residencial e não o endereço comercial, para evitar quaisquer problemas.

 

É imprescindível ter e-mail hoje em dia. E de preferência, que não seja da empresa onde você trabalha atualmente. O ideal é ter um e-mail particular seu, sem vínculo com empresa, para todos os efeitos.

 

Se tiver um website seu, poderá significar um diferencial competitivo.

 

 

 

3. INFORMAÇOES PPROFISSIONAIS

 

São informações profissionais: profissão, objetivo, formação escolar, experiência profissional, CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes), salário e benefícios.

 

Nem sempre é possível identificar a profissão, principalmente àqueles que estão na fase inicial de sua vida profissional. A profissão então, pode ser confundida até com o cargo que ocupa (por exemplo, vendedor) e também com a categoria profissional à qual pertence atualmente o indivíduo (por exemplo, bancário). Isso ocorre com os profissionais que não têm profissões muitas bem definidas. Daí, se você ainda não tem uma profissão mais permanente, não faz mal, mencione no lugar da profissão o cargo ou a categoria.

 

Mencione claramente o objetivo – o cargo que pretende ocupar. Mas também, poderá haver casos em que você poderá ocupar os mais diversos cargos nas empresas – nesse caso, mencione o nível hierárquico e / ou funcional que pretende ocupar: coordenação, supervisão, gerência, direção; assessoria, consultoria  etc.

 

Na formação escolar, mencione apenas as últimas escolas que cursou. Se for de nível universitário, além de cursos de pós-graduação, é importante mencionar a graduação.

 

Na experiência profissional, é importante mencionar todos os cargos que desempenhou ao longo de sua vida profissional em empresas, desde o início até os dias de hoje, no cargo atual que desempenha.

 

Em conhecimentos, destaque os cursos em que você se certificou. As chamadas certificações profissionais podem redundar em diferencial competitivo em sua carreira.

 

Em habilidades, mencione atividades, em que você é hábil e sabe efetivamente fazer, fazendo uso não só de prática, como também de teoria aplicada a essa prática.

 

No que tange a atitudes,  deve revelar valores pessoais que estão relacionados à forma como encara e conduz o trabalho. Também está relacionado à sua predisposição aos outros e às atividades, como por exemplos trabalho em equipe, trabalho compartilhado, trabalho voluntário etc.

 

Em princípio, Salário e Benefícios devem ser mencionados, desde que solicitados.

 

 

 

4. CONTEÚDO E FORMA

 

O conteúdo deve ter texto o menos verbalizado possível, de frases curtas e objetivas – mas deve ser chamativo, agradável e simples. Tanto quanto possível, deve conter palavras e expressões técnicas da área profissional em que o indivíduo atua.  

 

Quanto à forma, o Curriculum Vitae deve primar pela estética e pela sistematização (ou encadeamento lógico e seqüencial)  entre suas partes.

 

 

 

5. TIPOS

 

Há vários tipos de Curriculum Vitae. Os mais comuns e mais utilizados são o resumido e o detalhado.

 

O resumido é para uma rápida leitura por parte de quem está selecionando – que seleciona currículos de acordo com a Descrição de Cargo.  Daí, a necessidade de se apresentar um currículo claro com informações objetivas, para ser um dos escolhidos e gerar entrevista.

 

Já o detalhado é o Curriculum Vitae resumido, devidamente expandido com informações suplementares e complementares. Você pode levá-lo no dia da entrevista – e assim poderá consistir em um diferencial competitivo.

 

 

 

6. AGREGAÇÃO DE VALOR   

 

Uma carta anexa ao Curriculum Vitae também  pode agregar valor e daí, constituir-se em um diferencial competitivo. Neste caso, deverá ser muita bem redigida – não só com um Português impecável, mas também com texto rico em aforismos, palavras e expressões técnicas da área profissional em que o indivíduo atua. Mas, não exagere, procure escrever em uma única página – tanto impressa pelo computador, quanto escrita à mão (neste caso, bem legível).